Mariana Mota Gonçalves nasceu em Lisboa em 2003. Desde cedo se envolveu no associativismo juvenil, tendo desenvolvido competências de coordenação e
programação cultural.
Em 2018, frequentou um curso de verão na Harrow School, através da Pilgrims Young Learners, destacando-se com o prémio de mérito. Frequentou o colégio dos Salesianos do Estoril, onde participou em diversas iniciativas, desde a animação de campos de férias para crianças mais novas à Missão Ânima, criada em 2019, com o objetivo de levar um grupo de jovens a algumas das terras do interior de Portugal e aqui promover o contacto entre diferentes gerações.
Também neste ano, fez parte da equipa que trouxe a Thirst Project para a sua escola e integrou um grupo de alunos que levou a startup por eles criada à final da Junior Achievement Portugal. À parte disto, foi voluntária da Associação EsTuDar, fundada em 2020, com o intuito de levar material escolar às crianças mais desfavorecidas dos PALOP. Em agosto de 2022 participou, com um grupo de jovens portugueses, no Meeting de Rimini, um evento cultural italiano de grande relevo no panorama europeu, tendo colaborado na logística e apresentação de uma exposição sobre Fernando Pessoa.
Atualmente frequenta o 2º ano da licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.